Visita Programa Globo Rural nas Propriedades

EQUIPE DO PROGRAMA GLOBO RURAL GRAVA MATÉRIA EM FREI ROGÉRIO A equipe do Programa Globo Rural esteve nos dias 2 e 3 de fevereiro gravando matéria na propriedade dos agricultores Celso Maciel de Oliveira, Odair Maciel Carvalho e Gérson Mauro Fértig na comunidade do Núcleo Tritícola e na propriedade de Sérgio Rosa Ribeiro na sede São José, município de Frei Rogério, região de Curitibanos. A equipe era composta pela apresentadora do programa e Repórter Helen Martins, pelo Repórter Cinematográfico Francisco Maffezoli Jr, pelo Operador de Áudio Donizetti Santos e pelo Motorista Edvaldo Gama da Silva e foram acompanhados em tempo integral pelo Extensionista Rural/Social da Epagri Elcio Pedrão.  O foco das gravações era um aquecedor solar de água utilizando garrafas descartáveis de pet, os “trocadores de calor” (equipamento utilizado no fogão a lenha para aquecer a água aproveitando o calor emanado pela chaminé), e o carneiro hidráulico.  Na manhã do dia 02(sábado), a gravação foi realizada na propriedade do agricultor Celso Maciel de Oliveira onde foi instalado um aquecedor solar de água com garrafas descartáveis de pet para a lavação das ordenhadeiras. Nesta propriedade teve a participação, além do agricultor, o inventor o sistema, o Sr. José Alcino Alano de Tubarão – SC, que explicou o funcionamento, juntamente com funcionários da CELESC de Responsabilidade Social Viviani Remor e Valdoli Nunes Aguiar.  Também esteve presente durante as gravações o Secretário de Agricultura do município Osni Furlan. À tarde, a equipe gravou o “trocador de calor” na propriedade do agricultor Odair Maciel Carvalho onde utiliza a água do equipamento para o banho e pia da cozinha. No dia 03 (domingo), as gravações ocorreram na propriedade e com o agricultor Gérson Mauro Fertig onde foi instalado o primeiro carneiro hidráulico do município, ocorrido há três anos, com ótimos resultados. Foram observadas a área de captação de água, a base e o carneiro, o reservatório de distribuição, e as unidades que utilizam a água proveniente do equipamento que são os piquetes, a horta e os jardins.  A equipe do Globo Rural também gravou com o Extensionista Elcio sobre a história, funcionamento, manutenção e principalmente como se monta o equipamento. À tarde, ocorreu a instalação de um carneiro hidráulico na propriedade do agricultor Sérgio Rosa Ribeiro na comunidade da Sede São José. Na oportunidade, a equipe conheceu a casa de Bioconstrução com Hiperadobe (terra ensacada) que Elcio possui no município e as gravações das matérias realizadas irão ao ar nos próximos programas sem data definida. Mais informações no Escritório Municipal da Epagri pelo telefone 0xx49 3257-0045 ou pelo e-mail emfreirogerio@epagri.sc.gov.br.