Saúde bucal recebe atenção especial

A saúde bucal é importante porque a maioria das doenças, e a própria saúde,começam pela boca. Pensando nisso, a Administração de Frei Rogério dedica atenção especial para este setor, que passou a disponibilizar atendimento aos pacientes que necessitam de tratamento de canal (endodôntico).

Tendo em vista que o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) instalado em Curitibanos, atende três pacientes por mês na área de endodontia, e não consegue suprir demanda do município, pois, no ano passado  20 pacientes ficaram na fila de espera para o tratamento. Os tratamentos endodônticos começaram a ser realizados na Unidade de Saúde de Frei Rogério, no mês de abril, e até junho foram atendidas 32 pessoas.

A ação é resultado de uma conversa entre o prefeito Osny Alberton e o Conselho Municipal de Saúde, que decidiram proporcionar este tipo de tratamento aos munícipes, reduzindo o tempo de espera. A dentista do Estratégia Saúde da Família Simone de Franceschi Schuh explica que existe crescente demanda para o referido tratamento, por isso houve a necessidade de viabilizar o tratamento na Unidade de Saúde.

Além disso, a dentista lembra que a equipe atende adultos e crianças, faz acompanhamento nas pesagens de crianças. Os profissionais de saúde bucal realizam escovação supervisionada e aplicação de flúor nas escolas, semanalmente. São promovidas palestras educativas e preventivas.  Gestantes, idosos e cardiopatas também recebem atendimento diferenciado.

Atendimento Odontológico

As pessoas que necessitam de tratamento odontológico devem se dirigir até a Unidade de Saúde para agendar a consulta, das 8 às 11h30’, e das 13 às 17 horas.

Texto – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Frei Rogério

Foto – Arquivo/ Simone de Franceschi Schuh