IBGE e Comea fazem levantamento da produção agrícola

Na manhã da terça-feira (21) aconteceu no auditório da Cresol a reunião da Comissão Municipal de Estatística Agropecuária (Comea) onde foi realizado o levantamento sistemático da produção agrícola do município. O encontro contou com a presença dos técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Epagri, Cooperpraf e Cresol. A ação tem como objetivo colher informações para alimentar o sistema do IBGE e o senso agropecuário realizado a cada três meses. Além disso, visa dar continuidade aos trabalhos de previsão e acompanhamento da safra agrícola partindo da esfera municipal, passando pelo Estado, obtendo o levantamento geral do país. O acompanhamento da produção agrícola é realizado mensalmente e os dados servem de base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com o coordenador nacional de Agropecuária do IBGE Carlos Antonio Almeida Barradas a produção dos municípios determina a repartição dos fundos. “É importante ter melhor conhecimento para que a repartição seja feita da forma mais justa”, afirmou. Os representantes do IBGE destacaram que através deste trabalho é possível saber todas as culturas econômicas existentes no município. “A equipe da comissão está bem informada e conseguimos dados muito próximos da realidade. É importante o apoio da Prefeitura, pois, isso facilita a estruturação da comissão municipal e o levantamento das informações”, finalizou Carlos.